Cavaleiro Andante

13.7.05

Ar Condicionado

Chegado a Lisboa já perto da uma da manhã de hoje, isto é, muito para lá da hora do meu deitar habitual, não imaginava o que ainda me esperava... Ao abrir a porta do quarto do hotel, fui engolido por uma onda de calor. No termóstato do sistema de ar condicionado, leio 30º como temperatura ambiente. Ligo-o e mantenho a selecção que aparece por defeito: 19º. À espera do resultado, leio os documentos da reunião da manhã, respondo aos comentários do Entramula!, sempre sob os mesmos 30º. Deito-me, levanto-me, desligo o ar condicionado e abro a janela, volto a deitar-me e levantar-me. Impossível aguentar. Telefono para a recepção, eram já três da manhã. Confirmam que algo se passa e propõem-me mudar de quarto, no mesmo andar. Mas a situação repete-se. Desço do 11º para 9º, espero meia hora com o sistema ligado, e, de novo, só ventilação, sem capacidade de refrigeração. Outra vez a recepção e outra vez descida de andar, agora para o 8º, onde noto uma ligeira melhoria e acabo por adormecer, eram já passadas as quatro horas. A primeira coisa que faço, depois das cerca de três horas de sono, é escrever uma reclamação e preparar-me para mudar de hotel. Acabo por ficar, depois da eficiente intervenção do Director, que rapidamente fez aparecer um técnico que solucionou o problema num abrir e fechar de olhos, dizendo que aquilo era tudo muito estranho e que provavelmente apenas se estavam a seleccionar nos equipamentos funções incorrectas... Mas pronto, sou, de novo, um cliente satisfeito. Dentro do possível, naturalmente. Pois ar condicionado não se compara com o ar natural dos meus Açores.

Furnas
Francisco 8:30 da tarde

4 Comments:

Olha o aquecimento global....
E olho, Nuno! Por isso, só em situações excepcionais e durante o menor tempo possível recorro a esses ares! Num quarto de hotel, ligando-o apenas durante o tempo necessário para obter uma temperatura de conforto (1 a 2 horas) e depois isolando-o ao máximo do exterior para a manter. Em casa, já a construí recorrendo a algumas princípios do solar passivo: orientada para sul e com todos os quartos com superfícies envidraçadas, por onde o sol entra no inverno e é sombreado por uma pala no verão! ;)
O ar condicionado seca-me a pele. Perturba-me. Indispõe-me. Mas faz parte das viagens...
A minha consciência ambiental vai até onde o ar condicionado deixa. Que é como quem diz, tirem-me tudo, mas não me tirem o ar condicionado no Verão.

Add a comment